Hugo Aguiar
Entrevista com Roberto Farias, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Leia a enriquecedora entrevista de Roberto Farias para o Consciência Ecumênica acerca da fé que professa.
Diretor de comunicação da Estaca Brasília Alvorada de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Roberto José Batista de Farias conversou com o Consciência Ecumênica acerca da importância da fé em sua vida, dos dilemas do mundo contemporâneo e do legado de sua Igreja para a posteridade. Muito esclarecedor e inspirador, nosso entrevistado traz uma perspectiva enriquecedora de sua fé para os leitores do Consciência, mostrando o quão construtivo se faz o diálogo inter-religioso.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui abrangência mundial, com mais de 16 milhões de fiéis, possui como lema a existência de um Deus amoroso e a reverência a Jesus Cristo, considerado modelo e salvador do mundo. A Igreja tem com missão o auxílio a todos os filhos de Deus a se aproximarem de Jesus Cristo e de aprender e de praticar seu evangelho. São mais de 30 mil congregações, em mais de 160 países unidas em prol dessa nobre missão, com atividades em curso nos mais diversos setores da sociedade. Para saber mais sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, leia a seguir a entrevista de Roberto Farias.
A etimologia da palavra religião remonta ao latim religare, que significa religar-se. Qual o seu entendimento acerca de religião? E qual o papel que a fé que professa exerce na sua vida?
Somos uma igreja Cristã, por este motivo acreditamos que Adão e Eva viviam na presença de Deus nosso Pai Celestial no Jardim do Éden, porém, após sua queda e expulsão do jardim, tornou-se necessário que eles se voltassem para Deus através da oração e dos mandamentos enviados por nosso Pai Celestial, e desde aí surgiu a necessidade da religião entre os homens. Independente do segmento religioso ou não religioso o homem em sua essência tem a necessidade de se conectar com o nível superior, com o ser supremo com sua consciência ou da maneira que queira denominar. Nós, como denominação religiosa cristã, acreditamos também que antes de virmos a esta terra, vivíamos no plano espiritual com Deus e por este motivo temos um potencial divino dentro de nós, pois fomos criados a imagem e semelhança de nosso criador, e, portanto, temos capacidade e aptidões ilimitadas nesta terra e na eternidade. Sendo assim a fé exerce um papel primordial em minha vida, dando a ela sentido e propósito, e também me auxiliando a me lembrar da importância de minha missão sagrada e dos meus objetivos.
Por vezes, questionamo-nos a razão do sofrimento humano e por que Deus anuiria com tantas dores. Como a Igreja de Jesus Cristo compreende a existência do sofrimento?
Neste mundo, infelizmente passamos por aflições e angústias, algumas por nossas próprias escolhas e outras por consequências das escolhas de outros. Porém, Deus nos deu um dos maiores privilégios e dons que temos nesta Terra: o dom da escolha e o livre arbítrio. As dores e as penas por que passamos neste mundo podem e sempre se reverterão em crescimento e bênçãos, pois em algumas situações específicas não teremos aparentemente o poder da escolha, mas sempre teremos como escolher como reagir a cada situação. A história de José do Egito (narrada na Bíblia nos capítulos de 37 ao 50 de Gênesis) é um belo exemplo disto, pois por três momentos ele foi limitado em suas escolhas por escolhas de outros, porém nunca sucumbiu. Primeiro, foi vendido como escravo pelos irmãos, depois foi preso injustamente acusado de adultério, e então foi esquecido pelo companheiro de prisão quando este foi libertado e só se lembrou de falar de José muito tempo depois quando Faraó teve um sonho e queria que alguém adivinhasse o significado do sonho. Vemos o sofrimento e o aparente fracasso como o fogo do ourives que queima, porém purifica.
Uma das missões da Igreja de Jesus Cristo é espalhar a mensagem de Jesus. Na sociedade em que vivemos, quais seriam as maiores dificuldades enfrentadas nesse ministério?
Vivemos em uma sociedade voltada para o ter e menos para o ser, neste sentido a grande barreira, independentemente de religião, para o ser humano atualmente é o ego. Infelizmente, mesmo entre alguns cristãos, esse tipo de fraqueza ocorre. As pessoas muitas vezes podem estar tão voltadas para si mesmas, para o hedonismo e para a satisfação instantânea que criam barreiras para o crescimento e para a aprendizagem. O cristianismo é a cultura do ser e não do ter.
As religiões, em geral, atuam muito na prevenção e na cura da depressão, por entenderem que as consequências dessa doença podem ser muito dolorosas e nefastas para o indivíduo que a sofre. A Igreja de Jesus Cristo tem tido experiência no tratamento de questões depressivas? Se, sim, como se aborda o tema?
A depressão é o mal do século, não desprezamos a medicina tradicional e moderna, inclusive o presidente mundial da igreja é um médico cirurgião renomado (Presidente Russell M. Nelson). Na revista (A liahona), uma publicação mundial e mensal da igreja, em sua edição do mês de setembro deste ano, trouxe vários artigos abordando os aspectos da depressão, baixa auto estima, suicídio e aspectos relevantes com relação aos cuidados básicos. Em geral acreditamos que a fé sem obras é morta em si mesma, portanto, nesse aspecto, não devemos negligenciar os cuidados e precauções médicas e também exercer a fé e a virtude necessárias para alcançar o estado de bem-estar e alegria que merecemos nesta vida. Acreditamos também que a saúde física, emocional e psicológica é um fator primordial para o bem-estar do ser humano; portanto algumas ações muito simples também podem ajudar na cura como: exercícios físicos para regular os hormônios, tomar sol para absorver vitamina D, e conversar sobre a depressão com pessoas de confiança e amorosas.
Alcançar a juventude sempre é desafiador, pois os jovens trazem consigo o espírito da renovação. Quais são os principais desafios para se chegar ao coração do jovem nesta sociedade ávida pelo novo?
A igreja tem grande preocupação e cuidado especial com a juventude, temos programas mundiais voltados para os jovens, em que podemos destacar o atual programa para crianças e jovens divido em 4 áreas de desenvolvimento pessoal e metas: 1-Espiritual, 2-social, 3- físico e 4 -intelectual. A instituição também acredita que o entretenimento saudável, o namoro dentro dos padrões da virtude, os esportes e as atividades sociais são pontos de enorme importância na vida dos jovens. Por esse motivo, a igreja investe frequentemente em programas de acampamentos de jovens, bailes, e atividades recreativas e esportivas. Também anualmente a igreja envia jovens de 18 a 26 anos para servirem como missionários em todos os lugares do planeta, onde se desenvolvem altruísmo e fé, servindo ao próximo e ensinado o evangelho de Cristo. Atualmente são 80 mil missionários servindo pelo mundo.
De que maneira a Igreja de Jesus Cristo se projeta no campo da modificação da realidade social? E qual a importância do voluntariado para vocês?
A igreja tem atualmente programas voltados para as áreas de educação, empreendedorismo e emprego com cursos específicos e gratuitos, que muitas vezes acontecem em parcerias com instituições como SEBRAE/SESC/SENAC. Também um sistema de financiamento coletivo de educação que se chama fundo perpétuo para educação além de várias ações visando causas humanitárias, voluntariado, como o "Mãos que ajudam" que realiza ações como reformas de espaços públicos, escolas, visitas a creches e orfanatos, arrecadação de donativos e recentemente fez uma grande ação em nível nacional, onde foram confeccionadas e doadas mais de 3 milhões de máscaras em todo o Brasil. Acreditamos que o voluntariado transforma aquele que doa e aquele que recebe. Além disso, somos uma denominação com clero leigo e não remunerado. O voluntariado está no cerne do cristianismo.
Um dos ensinamentos bíblicos é que devemos nos atentar às nossas fraquezas. Como mantermos vigilantes para não nos esmorecermos frente às tentações?
A virtude e a castidade são vista por Jesus Cristo como algo valioso, porém a castidade também é uma virtude pregada e defendida por várias denominações cristãs e não cristãs, acreditamos que teríamos um mundo muito melhor se tivéssemos mais pureza e castidade. Apesar disso, para que a virtude preencha a vida das pessoas e sobretudo de nossos jovens é necessário ter muita luz. Para isso não podemos deixar vácuos, neste sentido, igreja se preocupa de que os jovens e seus membros em geral sempre se ocupem zelosamente em boas causas, pois em um corpo cheio de luz não resta espaço para trevas.
A Igreja de Jesus Cristo sempre se mostrou aberta ao diálogo. De que modo vocês entendem a convivência inter-religiosa?
Somos uma denominação religiosa que já sofreu muita intolerância e perseguição no século XIX principalmente. Mulheres foram violentadas, casas e propriedades saqueadas e destruídas, e o primeiro templo construído em Kirtland foi incendiado, a intolerância chegou ao extremo em 27 de outubro de 1838, quando um decreto foi assinado pelo governador do Missouri(EUA), Lilburn W.Boggs, determinando o extermínio de qualquer membro da igreja que fosse encontrado.
Somos totalmente contrários a qualquer tipo de perseguição, violência ou descriminação religiosa ou até mesmo a quem não tenha religião. Em uma de nossas regras de fé defendemos que "Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde, ou o que desejarem". Já fizemos projetos de serviço e reconstrução de templos de várias denominações. E estamos abertos ao diálogo e na construção de uma sociedade mais justa e humana coletivamente com todo e qualquer segmento religioso.
Qual seria o legado da Igreja de Jesus Cristos para seus fiéis e para a sociedade?
O legado de Cristo: Amor, união e serviço.
Uma palavra a mais para os leitores do Consciência Ecumênica?
Quanto maior for a sinergia formada pela união das religiões em prol do bem estar social, do amor, da igualdade, da caridade e da justiça, mais o nosso universo se transformará em um local ideal e maravilhoso para se viver. ■
Comments