top of page
Foto do escritorHugo Aguiar

Entrevista com o Pastor batista Cleverson Valle

Atualizado: 23 de jul. de 2019

Leia a elucidativa entrevista concedida pelo pastor batista Cleverson Valle, presidente da Igreja Batista em Vila Natal, Mogi das Cruzes, São Paulo.


A Igreja Batista, cuja origem remonta ao século XVII, na Inglaterra, assume grande expressividade no mundo e no Brasil, com mais de 50 milhões e 3 milhões de adeptos, respectivamente. Jesus Cristo figura como o grande mestre, e a base batista consiste na Bíblia Sagrada. Renomados personagens da história como Martin Luther King e Abraham Lincoln professavam a fé batista.


Para mostrar a perspectiva da Igreja Batista sobre temas como sofrimento humano e valores sagrados, o pastor Cleverson Valle concedeu-nos uma esclarecedora entrevista. Gestor eclesiástico, escritor e palestrante, também conversou conosco a respeito de sua experiência no ministério da fé, de sua perspectiva acerca da religiosidade e da função da religião na atualidade.


A missão de pastor exige muita dedicação e vocação. Como foi o seu despertamento para o ministério? E quão enriquecedora tem sido sua jornada de mais de 20 anos como pastor da Igreja Batista?


Recebi o chamado para o ministério pastoral com 12 anos de idade. Foi no Congresso Nacional de Embaixadores do Rei na Igreja Batista em Vila Mariana, em 1983. Nesses mais de 20 anos, Deus tem me dado o rico privilégio de ver pessoas seguindo a Jesus Cristo, tenho realizado batismos, casamentos, participado de momentos alegres e tristes também na vida da membresia, por exemplo: quando morre um membro da igreja. Como pastor tenho aconselhado, tenho proclamado a Palavra de Deus aos corações das pessoas e tenho procurado servir com ética, transparência e honrando o nome de Jesus Cristo.


Jesus Cristo figura como o grande Salvador para as Igrejas Evangélicas. Qual seria o grande legado do Cristo na sua vida?

Jesus Cristo é o meu Senhor e Salvador. Em 1980, eu entreguei minha vida a Ele. Entendi que não poderia viver eternamente no céu sem Jesus; por isso eu depositei minha fé nele e o sigo.


Jesus veio a este mundo para buscar e salvar o perdido – todos nós somos perdidos, estamos longe de Deus. O nosso pecado faz separação entre nós e Deus. Por essa razão que Jesus veio a este mundo, para reconciliar o homem com Deus. Ele veio e morreu em uma cruz para salvar a humanidade de seus pecados. Todo aquele que crê nele será salvo.


Quais seriam os valores sagrados para a fé batista?


Nossos princípios que defendemos são: a Bíblia como única regra de fé e conduta, liberdade religiosa, separação entre Igreja e Estado, sacerdócio do crente, Igreja local democrática e autônoma.


Para a Igreja Batista, o batizado é um momento sagrado. Qual é o significado do batizado para a fé que professa?


O batismo para nós batistas é uma ordenança. Ele simboliza a morte de Cristo e a sua ressurreição, também simboliza que o crente morreu para a vida de pecado e agora vive uma nova vida com Cristo. O batismo é a pública profissão de fé daquele que está descendo às águas. Para nós batistas, entendemos que o batismo deve ser por imersão.


De acordo com sua experiência, qual é o maior desafio do encargo de levar a palavra de Deus às pessoas?


Temos um imperativo em Mateus 28.19,20 “Portanto ide, fazei discípulos....”

O desafio de levar a palavra de Deus às pessoas é levá-la de forma contextualizada, de maneira que as pessoas creiam e desejem seguir a Cristo.


Para a Igreja Batista, por que o ser humano sofre?


Nós batistas seguimos a Bíblia, e a Palavra de Deus diz que o homem não foi criado para o sofrimento. Acontece que, lá no Éden, o primeiro homem desobedeceu a Deus, e, como consequência, todos pecaram. Pecar é errar o alvo de Deus, é contrariar a vontade de Deus.

O sofrimento faz parte deste mundo, e a Bíblia diz que, no mundo, teremos aflições. Para nós cristãos, o céu será o lugar perfeito, sem lágrimas, sem dor, sem sofrimento. Enquanto, aqui, ao estarmos neste mundo, estamos sujeitos ao sofrimento.


A sociedade atual tem experienciado uma era de intenso questionamento existencial. Diante dessa realidade, cujo resultado tem sido alarmantes quadros depressivos, de solidão e de ansiedade, poderíamos dizer que a Igreja nunca se fez tão necessária?


A Igreja desde sua existência tem levado a mensagem ao homem sofredor. O vazio da alma só é preenchido por Jesus Cristo. Ele tem o tamanho exato do vazio da alma humana. A Igreja está pronta para acolher a todos que desejam ser ajudados. Ela tem pessoas preparadas para aconselhar, para ajudar os que estão vivendo um grande conflito.


Os jovens, frutos desta sociedade repleta de oportunidades, mas carregada de pressões e angústias, encontram-se muitas vezes dispersos e afastados das práticas religiosas. Como o senhor percebe a juventude atual e como a religião poderia auxilia-la a encontrar uma direção nesta confusa paisagem social?


Precisamos entender a cabeça da juventude, ela precisa ser ouvida, precisa ser amada, precisa ser aceita. A verdadeira religião, conforme diz Tiago, é visitar os órfãos e viúvas e guardar-se incontaminado do mal.


Seguindo não a religião, mas a Cristo, o jovem encontrará a saída para os seus questionamentos. Temos, como igreja batista, procurado orientar os jovens nos seus dramas pessoais à luz da Palavra de Deus.


A Igreja Batista foi a vivência ético-religiosa do ativista Martin Luther King Jr., que impactou positivamente a sociedade ocidental na década de 1960, sendo marco para a posteridade. Qual seria, na sua perspectiva, a grande missão batista para o mundo?


Admiro muito o trabalho do Pastor Martin Luther King Jr, todo seu trabalho e esforço trouxe recompensa. Deixou um grande legado. A nossa missão é a deixada por Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todo a criatura...”. Levar as boas novas, o evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas é a nossa grande missão.


Temos trabalhado também em diversas frentes, como por exemplo: ação social. Ao redor do mundo, procuramos ajudar muitos que sofrem. Através da educação, aqui no Brasil, temos deixado marcas profundas nas vidas das pessoas. Temos excelentes escolas de primeiro e de segundo Grau, por exemplo.


Poderia deixar uma mensagem para nossos leitores do Consciência Ecumênica?


A vida é muito curta, então não desperdice com coisas vãs. Procure conhecer a Deus, amá-lo de todo coração, não deixe de seguir as palavras de Jesus, devemos amar ao próximo.


Amando a Deus e ao próximo, teremos uma sociedade mais justa e feliz – pensem sobre isso. Como batistas, a nossa mensagem é Jesus Cristo, ele veio a este mundo para salvar a humanidade de seus pecados.

留言


留言功能已關閉。
bottom of page